As melhores coisas da vida s~ao: o vento e o esquecimento! A Bruxaria 'e uma religi~ao multi-facetada, pois 'e composta de grupos que distinguem-se entre si em suas pr'aticas.Estes grupos, originalmente, se formaram por meio de cl~as; tais grupos, ou subgrupos de crencas recebem o nome de "tradic~ao".A TRADIC~AO DOS VENTOS 'e um subgrupo dentro da Bruxaria que mescla a cultura N'ordica com a cultura Celta, podemos perceber claramente isto quanto ao culto mais acentuado ao Deus Odyn e a Deusa Freya (deuses n'ordicos-germ^anicos) misturado a estrutura de oito festas anuais (roda do ano) vindas da cultura Celta, pois como 'e sabido o povo n'ordico possu'ia um n'umero secondary de festivais anuais.A TRADIC~AO DOS VENTOS 'e a tradic~ao dos bruxos-guerreiros, podemos notar a'i mais uma vertente n'ordica, conquistadora, e 'e centrada principalmente no conhecimento staple, do ser humano como pessoa e como instrumento de energia, pois somos criaturas, partes de nossos criadores.Fazemos feiticos e usamos objetos em nossos rituais, mas isto tudo pode ser dispensado se estivermos realmente alinhados com a energia mantenedora de tudo. N'os nos apoiamos tamb'em em conceitos de outras tradic~oes, afinal nossa origem 'e h'ibrida, pois estamos sempre procurando novas formas de trabalho e novas maneiras de servir aos "grandes".O nome da nossa tradic~ao deu-se principalmente pela raiz totemista da Bruxaria e tamb'em do culto `a Odyn (Deus da guerra e dos ventos); Os Ventos s~ao quatro seres imortais e imemoriais que podem ajudar ou destruir conforme o que os Deuses ordenarem. Ventos N~AO s~ao deuses, s~ao sopros vindos do norte, sul, do leste ou do oeste, s~ao mensageiros, s~ao guerreiros e s~ao amantes de tudo o que vive, ventos s~ao guardi~oes que exercem um trabalho divino.Mantemos um sistema de hierarquias e condecorac~oes, conforme o conhecimento adquirido por cada indiv'iduo.Temos um vasto pante~ao de deuses e deusas e possu'imos diversas lendas/est'orias que s~ao passadas oralmente, como na 'epoca dos bardos...Nada sobre n'os foi escrito antes, vivemos e gostamos das brumas, do anonimato, esta foi a receita para sobrevivermos at'e hoje, existimos segundo nossos dogmas, um bruxo(a) da Tradic~ao dos Ventos n~ao se auto-inicia; um bruxo(a) da Tradic~ao dos Ventos conversa com seus Deuses de igual para igual sem submiss~ao e encara cada Deus como ser 'unico, e n~ao como aspecto de um outro; um bruxo(a) da Tradic~ao dos Ventos luta verdadeiramente por tudo aquilo que acredita, danca a danca das espadas, n~ao teme seu destino e mant'em sua honra e sua liberdade assim como mant'em aceso o fogo da paix~ao em seu corac~ao. Amamos tudo o que vive, somos corajosos e fortes, pois somos bruxos, pois somos guerreiros... E cinco s'eculos antes de Roma... Em cada regi~ao, uma Divindade; a cada espirito Criador o seu espaco!. 'E o culto aos Deuses destas terras, tradic~ao antiga mas renovada sem contudo fugir aos conceitos e preceitos do antigamente. Os nossos ancestrais adoravam os seus Deuses, com cultos diferenciados entre tribos e regi~oes e amavam e respeitavam os lugares e esp'iritos da natureza, colhiam e cacavam com bravura e respeito.No passado a Pen'insula Ib'erica foi palco de influ^encias de v'arios povos entre eles os Fen'icios, Cartagineses, Suevos, Visigodos e Celtas - da'i o r'otulo de Celtibero, mistura de povos Celtas e Ib'ericos. As nossas Divindades nunca se mesclaram facilmente com as dos povos invasores e quem teve, ou tenha a oportunidade de conhecer gentes que guardaram tais segredos, e s'o os transmitiram de fam'ilia para wrap up, entrar'a no mundo fascinante e poderoso da feiticaria da Tradic~ao Ib'erica.Como Ib'ericos temos uma tradic~ao mui Ethnic, na qual muitas das pr'aticas exteriores: o culto dos adoradores, vulgo povo, foram absorvidas pela religi~ao cat'olica surgindo mais tarde em 'epocas festivas tais como o Entrudo, Pascoela e Natal nada mais que as datas aproximadas das festas que foram palco dos nossos Deuses. No entanto os mist'erios sempre permaneceram no segredo das Senhoras, dos Akerras, das J~as e dos Naimen.A adorac~ao e o Do dos Deuses Peninsulares tem a ver com a Arte Antiga, hoje chamada Tradicionalista e claro, muito fore `a Wicca de Gardner e decorrentes. Ali'as 'e sabido o quanto G. Gardner percorreu por v'arias vezes a Espanha na busca do culto dos Antigos... e nunca os encontrou realmente, pois os Aquellares e Coevas s~ao cerrados e o que se fala para o covering 'e cauteloso.O espirito religioso dos romanos baseava-se na importac~ao dos Deuses nas varias regi~oes conquistadas, e assim como quiseram absorver os poderes das tribos, assim pensavam os nomes dos Deuses locais e os aplicavam conforme as conveni^encias, sem contudo neles existir o verdadeiro sentido m'agico-religioso. Assim aconteceu com a nossa Deusa At'egina que ap'os a romanizac~ao, virou Pr'oserpina, nome deveras conhecido na mitologia romana mas que muito antes de Roma instalar-se j'a os povos locais conheciam a lenda da descida da Deusa aos mundos interiores. E cinco s'eculos antes de Roma, haviam j'a chegado os Gregos e Fen'icios e posteriormente Cartagineses que n~ao nos forcaram a Religi~oes impostas, mas foram bastantes influentes na passagem de segredos e mist'erios aos S'abios tribais dos Santu'arios primitivos j'a existentes na Pen'insula.A nossa Tradic~ao tem uma ancestralidade reconhecida num vasto Pante~ao aut'octone, quase livre de influencias exteriores, e nos variad'issimos vest'igios hist'oricos, que cada vez mais surgir~ao `a luz dos homens.N~ao nos poder'iamos alhear tamb'em da import^ancia trazida pelas culturas Fen'icia, Cretense e Grega e cuja cultura resplandecente causou assombro e respeito aos povos nativos do litoral com os cultos de Baal Merkart e de Tanith de Cartago aqui cultuada no seu domestic na Nazar'e. N~ao 'e f'acil o acesso a Coevas... atualmente os 'unicos redutos detentores destes velhos segredos e cultos continuam livres de conceitos racistas e de qualquer influencia pol'itica. As Coevas mant^em-se fechadas, quais tribos vivendo o seu territ'orio e n~ao pretendem expandir-se ou comunicar-se com outros grupos, pois tememos que uma tradic~ao de h'a 600 anos, se dissolva em conceitos modernistas e muitas vezes descabidos... N~ao gostamos de convertidos e de certeza de que nenhum de v'os encontrar'a ningu'em a convid'a-lo para se agrupar a uma coeva. Mant^em um sistema de comunicac~ao muito pr'oprio entre si, conhecem quem 'e quem na tradic~ao e mesmo que a dist^ancia nos separe n~ao estamos separados e sabemos machine `a partida quem s~ao os impostores e tamb'em aqueles que poder~ao ter nerve.Contudo membros de Coevas n~ao se afastam de conviver com outros e de movimentar-se no meio pag~ao, adorando as Divindades de cada Diamond jubilee pag~ao, com o devido respeito e com a crenca de que cada Divindade tem um papel importante na vida dos homens e no meio. O Pante~ao Ib'erico 'e rico e tribal. Nossos Deuses existem nas antigas regi~oes da B'etica, da Lusit^ania e da Calaecia, e entre v'arias Divindades, cultuamos a:Endov'elico - o Curador, At'egina - A Deusa M~ae, Trebaruna - A Guerreira e Protetora, B^onconcios - O Guerreiro, Tongoenabiagus - O Fertilizador, Tanira - A deusa das Artes, Nabica - A Ninfa das Florestas, Aernus - O senhor dos ventos do norte e Brigant'es * - a Deusa guerreira.*Esta divindade 'e resultante da influ^encia dos povos do norte da Europa nas terras da Ib'eria - A qual n~ao t^em nada a ver com Briga ou Brigit dos druidas e muito menos a ver com os seus cultos.N'os, feiticeiros Ib'ericos n~ao seguimos os atuais calend'arios usados na Wicca, mas sim os calend'arios vivos que a pr'opria Tradic~ao nos ditou atrav'es dos tempos. Na Nossa Tradic~ao h'a 3 Celebrac~oes anuais b'asicas: O nascimento, O Apogeu e o Rito aos Idos aonde visitamos o Rio do Esquecimento, para cultuar os nossos antepassados.Usualmente, na Tradic~ao Ib'erica O culto 'e dirigido a uma s'o Deusa ou a um Deus e cada Divindade 'e adorada individualmente, torrent algumas excepc~oes, n~ao se aplicando a ritual'istica de Deusa e seu Consorte, t~ao difundida pela Wicca e N~AO existe o conceito de deuses infernais, nem duos ou trindades de Deuses.Cada Divindade tem os seus atributos e 'e de grande import^ancia na Ib'erica o uso de objetos adequados e os cultos em locais apropriados... Por ex: n~ao iria adorar Tongoenabiagus em casa, quando se trata de Divindade de cura e das nascentes, nem faria um Circulo Wiccan para A At'egina, ou muito menos algo da tradic~ao druidica para a Deusa Trebaruna. Haja bom senso e respeito... Pois como malditos e sem nome, pelas Coevas jurados, ser~ao todos aqueles que profanarem a velha Tradic~ao...!Visite:Wicca Ipatinga:http://www.wicca-ipatinga.blogspot.comGrupo de Estudos Virtual:http://br.groups.yahoo.com/group/wicca ipatinga/Comunidade no Orkuthttp://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19491704Facebook:http://facebook.com/WiccaIpatinga
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