Wednesday 6 August 2008 | By: wicca

O Que Fazer Para Se Tornar Uma Bruxoa Wicca

O Que Fazer Para Se Tornar Uma Bruxoa Wicca

O que fazer para se tornar um(a) bruxo(a) Wicca?(Escrito por Viviane Lopes, ao reproduzir d^e os devidos cr'editos)

Bom dia!H'a muitos anos trilho os caminhos da Arte e a pergunta que eu mais recebo 'e:"O que eu posso fazer para me tornar um(a) bruxo(a) Wicca?"

Eu sempre respondo da mesma forma: se voc^e quer ser wiccan tem que LER MUITO. Estudar muito para entender as origens e dogmas da religi~ao. Por'em, as pessoas acham que eu estou sendo "curta e grossa" e procuram outros meios mais f'aceis de entrarem no mundo da magia. 'E nesse meio que entram os charlat~oes, que cobram absurdos para fazer iniciac~oes e justamente estas pessoas 'e que caem nos golpes.

Bom, vou explicar aqui porque voc^e tem que ler sobre Wicca e Paganismo.A Wicca 'e uma religi~ao relativamente nova aqui no Brasil. Eu, pelo menos, tive conhecimento sobre Wicca por volta de 1998 a 1999 e acredito que pouqu'issimas pessoas j'a sabiam da exist^encia desta religi~ao aqui no nosso pa'is, visto que os livros eram muito dif'iceis de serem encontrados e n~ao havia internet para divulgac~ao, ao contr'ario de hoje em dia, que est'a uma verdadeira bagunca em minha opini~ao.

Com appalling nisso, podemos concluir que a Wicca at'e ent~ao, 'e praticamente desconhecida, porque com essa divulgac~ao toda e essa mistura de informac~oes, as pessoas se confundem e acabam fazendo uma desordem sem tamanho. Tenho visto muito por a'i pessoas que se dizem bruxos(as) wiccans mas s~ao devotos de santos. Isso 'e totalmente incompat'ivel, como j'a foi falado v'arias vezes, mas mesmo assim, se difunde uma nova mistura de religi~oes, que mais parece uma salada-mista do que uma religi~ao propriamente dita. Ali'as, isso pra mim passa longe de religi~ao.

Ent~ao vamos ao ponto principal: Por que estudar sobre Wicca? Por que 'e t~ao necess'ario ler a respeito?A resposta 'e simples.A Wicca n~ao nos foi ensinada quando 'eramos criancas. N'os crescemos num pa'is em que predomina a religi~ao crist~a e a b'iblia sempre foi ponto de estudo, tanto em casa como na escola. N'os crescemos rezando ave-maria e pai-nosso, estudando catecismo e indo `a missa todo domingo e aprendendo como Jesus foi um exemplo de humanidade. Aprendemos como Mois'es obteve os dez mandamentos na montanha sagrada e que n~ao teve coragem de olhar quando Deus passou por ele. Aprendemos que Deus destruiu Sodoma e Gomorra porque as duas cidades estavam mergulhadas em pecado e que Sara, ao olhar para tr'as foi transformada em est'atua de sal, nos fazendo acreditar que o pecado fica pra tr'as atrav'es do arrependimento e que mesmo se seguir os caminhos de Deus a vida toda como Mois'es fez, ele ainda nos pune como fez com o pr'oprio Mois'es, que andou 40 anos no deserto e no 'ultimo momento n~ao p^ode entrar em Cana~a porque bateu o cajado duas vezes na pedra ao inv'es de uma. Em contrapartida, dois ladr~oes que viveram a vida toda no stealing, ao serem crucificados ao lado de Jesus receberam o perd~ao e foram para o c'eu. Contradit'orio, n~ao?

Viram como 'e familiar? Todos n'os sabemos disso. Mas o que sabemos sobre Wicca? Sobre paganismo e sobre bruxas?

Sabemos o que aprendemos tamb'em na inf^ancia: que as bruxas s~ao malvadas e cozinham criancinhas no caldeir~ao. Que tem pacto com o dem^onio e se transformam em criaturas horripilantes nas noites de lua cheia.Infelizmente 'e essa a imagem que temos.

Na cultura crist~a, tudo que 'e diferente de Deus, Maria e Jesus, 'e visto como coisa do mal. As pessoas n~ao est~ao abertas ao desconhecido, preferem ignorar e julgar. Quantas vezes eu mesma j'a ouvi que tenho pacto com o dem^onio? E eu nem acredito nele, isso 'e um conceito crist~ao! Por isso muitas fam'ilias v^eem com maus olhos as religi~oes neopag~as, porque n~ao as conhecem e ao inv'es de procurar conhecer, simplesmente julgam porque n~ao 'e "coisa de Deus". Por estes e outros pensamentos 'e que teve a santa inquisic~ao. Era melhor exterminar do que tentar entender o desconhecido.

Est~ao entendendo onde quero chegar?O que se sabe sobre paganismo? Nada! As pessoas n~ao sabem porque n~ao foi ensinado na inf^ancia que o paganismo era praticado em harmonia com a natureza e com os deuses antigos. Quando muito, nos livros de hist'oria, temos registros de civilizac~oes gregas e eg'ipcias, somente por fato hist'orico, porque os monumentos ainda existem por resistirem ao intonation e est'a claro que houve um intonation em que os deuses eram venerados. Infelizmente existem aqueles que acham que tudo 'e lenda.

'E necess'ario que se leia muito para entender as origens do paganismo. Como se tornou religi~ao, como era praticado e que significado tem os rituais. N~ao basta assistir Ask again and again Potter e Jovens Bruxas e sair dizendo que quer ser wiccan pra fazer feiticos. Este 'e outro ponto comum tamb'em. A grande maioria quer aprender a fazer feiticos. Querem feiticos pra arranjar namorado, pra ganhar na megasena e muitas outras coisas absurdas que eu tenho at'e vergonha de mencionar, de tanta besteira que eu vejo. Os feiticos existem sim, por'em, n~ao 'e da forma que a maioria pensa. Al'em disso, os prop'ositos dos feiticos s~ao mais nobres.

Antes de querer se tornar wiccan deve ser pensado que n~ao se trata de uma modinha ou estilo de vida, como muitos pregam por a'i. Trata-se de uma RELIGI~AO e deve ser levada a s'erio. N'os n~ao estamos aqui brincando de bruxinhas felizes dancando em volta do caldeir~ao. N'os estamos aqui fazendo uma coisa s'eria, levando nossa f'e a s'erio e sendo criticadas sem sermos compreendidas. J'a me disseram uma vez que o pastor falou que na Wicca se sacrifica pessoas e animais e que 'e pra tomar cuidado e que eu estou sendo manipulada pelo dem^onio. Sabe o que eu respondi: ok, ent~ao venha at'e o meu quintal e veja se tem algu'em enterrado aqui! Simples! Tamb'em j'a ouvi falar que a imagem de Buda 'e a representac~ao do mal, que a maconaria 'e culto ao dem^onio e que espiritismo 'e uma forma de possess~ao do mal. Tudo absurdo! Tudo palavras de gente que n~ao tem um pingo de conhecimento! Gente que nunca leu um livro sobre religi~oes e penso que talvez s'o tenha lido algum livro na vida porque a professora o passou como mat'eria de prova, e mesmo assim, pegou o resumo porque era mais f'acil.

A Wicca 'e uma religi~ao que tem como assumption core o respeito `a vida! N~ao existem sacrif'icios, n~ao existem bebedores de sangue e coisas desse tipo. N'os n~ao sa'imos por a'i difamando religi~oes simplesmente porque n~ao as conhecemos. Ao contr'ario, quando nos deparamos com uma religi~ao que n~ao conhecemos bem, a primeira coisa que fazemos 'e procurar um livro que fale a respeito para ler e conhecer, desta forma teremos conhecimento suficiente para argumentar.

Como eu j'a disse antes e volto a dizer: quando voc^e muda de religi~ao voc^e tem que estar ciente de que tudo vai mudar. Suas crencas e modo de ver as coisas ser~ao diferentes. J'a dei comparac~oes muito simples aqui de coisas que vemos no dia-a-dia, que s~ao pessoas cat'olicas que se tornam evang'elicas. Elas se desfazem das imagens de santo, dos tercos, das medalhinhas e etc. porque isso n~ao pertence `a nova f'e. Isto 'e fato.Ent~ao, pra se tornar wiccan 'e a mesma coisa. Voc^e tem que adquirir novos h'abitos, nova consci^encia do que faz e acumular conhecimento. Tudo o que foi aprendido n~ao ser'a esquecido e sim, acrescentado. N~ao 'e preciso ignorar e discriminar as outras pessoas por serem de outra religi~ao. 'E preciso compreender e estudar muito antes de tomar qualquer decis~ao que seja. E 'e claro, n~ao misturar religi~oes. N~ao existe Wicca-crist~a. N~ao existe esse neg'ocio de ser bruxa ir `a missa. Se voc^e fica com medo nos rituais e reza o pai-nosso porque tem medo do dem^onio, ent~ao voc^e n~ao 'e wiccan porque o cristianismo est'a enraizado em voc^e. 'E preciso abrir a mente para a nova religi~ao. Enquanto existirem "pseudo-bruxos" n'os vamos continuar sendo desrespeitados, justamente por causa de pessoas que n~ao sabem o que est~ao fazendo.

Eu fico impressionada como as pessoas n~ao t^em o h'abito da leitura! No blog Wicca Ipatinga tem in'umeros textos sobre esse assunto, mas as pessoas insistem em repetir as mesmas perguntas. Eu criei o programa da r'adio para que fique mais f'acil o entendimento, mas mesmo assim, continuam as d'uvidas. O qu^e? Eu estou sendo grossa? N~ao, voc^e 'e quem n~ao est'a lendo! Ou est'a lendo, mas n~ao est'a entendendo absolutamente nada! A partir do momento que o h'abito da leitura fizer parte da sua vida, todo um mundo novo se abrir'a. E n~ao falo s'o de Wicca n~ao, falo de todos os livros, de qualquer assunto. Vamos deixar a preguica de lado e comecar a tomar atitudes saud'aveis. Se voc^e leu este texto at'e aqui j'a 'e um bom comeco.

Comece refletindo o que voc^e realmente espera em uma religi~ao. Depois o que vier em seguida fluir'a naturalmente.

B^enc~aos plenas.Viviane LopesVisite:

Wicca Ipatinga:


http://www.wicca-ipatinga.blogspot.com

Grupo de Estudos Virtual:


http://br.groups.yahoo.com/group/wicca ipatinga/

Comunidade no Orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19491704

Facebook:
http://facebook.com/WiccaIpatinga